A LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias é a projeção feita pela prefeitura do direcionamento dos valores que serão trabalhados na cidade no ano posterior. Essas diretrizes são apreciadas pelos vereadores e podem sofrem Emendas na Câmara, ou seja, os parlamentares podem propor ajustes de acordo com as necessidades que julgarem pertinentes.

Antes da votação definitiva da LDO é realizada uma audiência pública onde a população também pode opinar sobre o orçamento do município para o próximo ano. No dia 16 de julho, a Câmara realizou sua audiência da LDO, que apesar de não com ter contato com um número expressivo de populares, foi muito proveitosa pela qualidade das participações.

A partir das sugestões feitas na audiência e em outros setores da sociedade, os vereadores votarão em uma Sessão Extraordinária trinta emendas incluindo e alterando o texto inicial na tentativa de atender as expectativas da população.