Os vereadores aprovaram em primeira votação o projeto de lei do Executivo nº 26/2019 que institui o programa de incentivo a implantação de hortas comunitárias e compostagem no município, esse projeto foi indicado pelo vereador Paulo Cesar Beltrão. A Prefeitura atendeu ao pedido e recebeu o pré-projeto do parlamentar para servir de moldes ao apresentado a Casa.

As hortas comunitárias poderão ser cultivadas em áreas públicas, terrenos de associações de moradores ou áreas particulares, cujo proprietário interessar-se em participar. A ideia é promover a limpeza dos terrenos, além de fornecer alimentos germinados sem agrotóxicos, ajudando também como terapia ocupacional aos moradores em espacial o público da terceira idade.

O vereador Paulinho Beltrão apresentou uma reportagem realizada pela Rede TV na cidade de Cascavel no Paraná, onde as hortas comunitárias funcionam de forma bem sucedida. O parlamentar espera que assim que o Projeto de Lei for aprovado em segunda votação e posteriormente entrar em vigor, os moradores que residirem próximos a essas hortas auxiliem e façam parte do projeto.