Na tarde de segunda-feira, dia primeiro de julho, o Deputado Federal Emidinho Madeira, integrante da Frente Parlamentar do Café, promoveu uma audiência pública que reuniu autoridades políticas de diversas cidades produtoras da bebida na região. Além de prefeitos e vereadores, também estavam representantes da sociedade civil organizada e representantes de Cooperativas como o Sr. Carlos Paulino, ex-presidente da Cooxupé.

Durante todo fim da tarde foram debatidos temas relacionados à exportação do produto, em especial a perca de mercado do café brasileiro para os países concorrentes como a Colômbia, e a importância dos produtores nacionais defenderem nosso produto no Fórum Mundial do Café que acontecerá nos dias 10 e 11 de julho.