Na noite da última segunda-feira, dia 10 de fevereiro, aconteceu a 1ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Guaxupé. Logo após a abertura da reunião, tomou a palavra na tribuna o secretário de segurança pública Major Márcio Nunes Teófilo.

Em sua fala, o secretário agradeceu o apoio da Câmara durante os trâmites de criação da Guarda Municipal. Conforme Teófilo, a Casa entendeu a importância da criação da secretaria e especialmente da GM. Além disso, ele também lembrou a municipalização da fiscalização do trânsito desde setembro de 2019, com a criação dos agentes de trânsito em Guaxupé, que atua em parceria com a Polícia Militar.

Por fim, Teófilo ressaltou que a GM não atua nos mesmos moldes da Polícia Militar. “A Guarda Municipal não fiscaliza o trânsito, apenas o apoia. O guarda municipal não está treinado e cadastrado para fazer multa, apenas para apoiar a comunidade. Quando necessário, apoiamos as polícias Civil e Militar, mas não fazemos abordagens e investigações”, concluiu.