Projeto de Lei do legislativo que tem objetivo de proteger idosos na contratação de empréstimos é aprovado
PL de autoria dos vereadores Danilo Martins, Leonardo Donizetti de Moraes, Paulo Rogério Leite Ribeiro e Wilson Ruiz de Oliveira foi aprovado por unanimidade em dois turnos.
Os vereadores de Guaxupé aprovaram em 2ª votação, na 14ª Sessão Ordinária dessa segunda-feira (11), o Projeto de Lei do Legislativo nº 31/023 que que dispõe sobre “ a proteção da pessoa idosa nos procedimentos de contratação de empréstimo consignado, de cartão de crédito consignado e de serviço cujo desconto incida sobre a folha de pagamento”. O projeto é de autoria dos vereadores Danilo Martins, Leonardo Donizetti de Moraes, Paulo Rogério Leite Ribeiro e Wilson Ruiz de Oliveira.
O PL prevê que nas operações de empréstimos aos idosos, as empresas deixar explícito, em linguagem claras, simples e objetivas, as seguintes informações:
- As taxas de juros mensais e anuais;
- A existência de taxas administrativas ou outros elementos e encargos, os juros aplicados e o aumento acarretado no valor principal contratado e na parcela mensal a ser paga;
- O detalhamento do cálculo para definição do valor da parcela mensal a ser paga;
- A possibilidade, as vantagens e as formas de amortizar a dívida;
- O detalhamento do cálculo de amortização e de dedução dos juros, das taxas e dos demais elementos e encargos constantes da contratação;
- O valor, a quantidade e a periodicidade das parcelas a serem pagas;
- O comprometimento da renda da pessoa idosa em porcentagem e valor;
- O prazo de duração total da operação e o valor total pago ao final;
- O valor total contratado com e sem juros, as taxas administrativas e os demais elementos e encargos a serem pagos.
O descumprimento desta lei implicará violação ao direito do consumidor e aplicação das penalidades correspondentes previstas no Código de Defesa do Consumidor.
O PL foi inspirado na Lei 11.536 de 30 de junho de 2023, do município de Belo Horizonte e tem como intuito obrigar as instituições financeiras, antes da efetiva contratação explicar à pessoa idosa.
O projeto agora segue para a sanção do executivo.
Comentários