Legislativo aprova utilidade pública a “Associação Comunitária Socioambiental Onda Verde de Guaxupé”
Projeto de lei do legislativo foi aprovado em dois turnos.
Os vereadores de Guaxupé aprovaram por unanimidade em duas votações, durante a 14ª Sessão Ordinária nessa segunda-feira (11), o Projeto de Lei do Legislativo nº 26/2023, que reconhece de utilidade pública a “Associação Comunitária Socioambiental Onda Verde de Guaxupé”. O PL é de autoria do vereador Gustavo Vinícius Silveira de Paula. A votação foi acompanhada por membros da entidade.
“É um passo enorme para nossa cidade e quem sabe futuramente conseguir a utilidade estadual e trazer recursos para a ONG […] que seja o primeiro passo de muitos para a nossa evolução”, disse o vereador autor do projeto de lei.
A Associação Onda Verde foi fundada em 30 de outubro de 2021, e registrada em março de 2022, tendo como propósito três pilares: trazer à região desenvolvimento nas áreas ambiental, social e animal, tendo atualmente como foco, a castração de cães e gatos de rua abandonados e de pessoas carentes, através do projeto aprovado pelo Fórum de Guaxupé e Saúde Pet, programa oferecido pela Prefeitura Municipal de Guaxupé.
A associação tem por finalidade a Saúde Única por meio da integração social através da defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relacionados à saúde humana e animal, ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos, por meio da elaboração de projetos teóricos e ações práticas com foco nas particularidades geográficas e necessidades básicas de cada grupo populacional da região de abrangência da Onda Verde.
Em andamento há o Programa de reflorestamento elaborado por algumas voluntárias, o Reiki Solidário e o Reiki para todos, que realiza visitas onde são oferecidos três tratamentos aos idosos da entidade Vila Vicentina Frederico Ozanam: diálogo fraterno, acupuntura e Reiki aos que desejem receber o cuidado fraterno, funcionários e assistidos.