REPRESENTANTE DA SANTA CASA FALA SOBRE CIRURGIAS ELETIVAS

Na noite de segunda-feira, 11 de abril, os vereadores receberam o diretor da Santa Casa de Guaxupé, Dr. Roberto Vergili, a convite da Comissão de Saúde e Assistência Social, formada pelos vereadores Marcelo Araújo, Leo Moraes e Luiz Smargiassi, para esclarecer a situação quanto às cirurgias eletivas.

Conforme o médico, as cirurgias eletivas são um grande desafio, o que vem causando um represamento nacional. Um dos principais desafios é o espaço físico do hospital, que já tem sido usado em sua capacidade máxima. Ainda sobre isso, o Dr. Vergili disse que não é possível dedicar as salas de cirurgias exclusivamente aos mutirões e que a situação foi agravada com a pandemia de COVID-19, levando diversos profissionais de saúde a se afastar, exigindo novas contratações. Também foi abordado o fato de que a tabela aplicada pelo SUS não é atrativa para incentivar os médicos a realizar cirurgias eletivas, visto que, com toda a complexidade das cirurgias, o sistema ainda remunera muito baixo.

O médico também afirmou que a Santa Casa recebeu uma verba de R$ 2,3 milhões e a mesma não pode ser aplicada em outra área do hospital; sendo assim, o dinheiro se encontra aplicado e tem rendido juros, aguardando a superação dos entraves apontados pelo gestor. Após a explicação, a Comissão de Saúde e Assistência Social vai se reunir para analisar o que foi falado pelo médico e decidir quais medidas serão tomadas ao que foi exposto.