PSICÓLOGA FALA NA TRIBUNA SOBRE O SETEMBRO AMARELO

Na 14ª Sessão Ordinária, dia 13 de setembro, a psicóloga Carola Ferreira falou na tribuna a convite do Presidente da Câmara, Donizetti Luciano dos Santos, e do vereador João Fernando de Souza para abordar um tema muito debatido durante todo mês de setembro, que é a prevenção ao suicídio.

O Setembro Amarelo foi criado para orientar a população e trazer o foco para esse problema que, apesar de muito grave, ainda é de certa forma silencioso na sociedade. Segundo a psicóloga, todos devem ficar atentos aos sinais de pessoas próximas, que podem sugerir qualquer tipo de alteração no humor ou baixa autoestima.

Para Carola, a pandemia só agravou esse quadro, uma vez que a falta de interação social imposta pela condição sanitária atual atenuou os quadros de depressão e prejudicou a saúde mental de forma geral. Por isso, existe o Centro de Valorização da Vida - CVV, uma organização sem fins lucrativos que busca identificar e dar apoio a pessoas que precisam de ajuda nesse sentido.