Vereadores aprovam Projeto “Maio Furta-Cor” de conscientização sobre a saúde mental materna

Projeto de Lei de autoria do vereador João Fernando de Souza foi aprovado durante a 18ª Sessão Ordinária da Câmara de Guaxupé.

Vereadores aprovam Projeto “Maio Furta-Cor” de conscientização sobre a saúde mental materna

A Câmara Municipal aprovou em 2ª votação, o Projeto de Lei do Legislativo nº 39/2023, de autoria do vereador João Fernando de Souza, e cria o “Maio Furta-Cor”, dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna”.

O objetivo do Projeto de Lei é conscientizar e sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna, cujo mês de maio, é dedicado a celebração nacional do Dia das Mães, que apesar do forte estigma social em torno de temas ligados às doenças mentais, há um grande aumento nos casos de depressão, ansiedade e, infelizmente, suicídio entre as mães. A saúde mental materna é um tema de grande relevância social, pois afeta não apenas as mulheres, mas também seus filhos, familiares e comunidade.

“É um projeto pra que a gente tenha maior conscientização também, no mês de maio, mês das mães, estima-se que de uma em quatro mulheres, sofram com o pós-parto, é um número alto, a depressão precisa ser tratada”, disse João Fernando.

A escolha do nome da campanha se deve ao fato de que o furta-cor é uma cor que muda de acordo com a luz e o ângulo, assim como a maternidade, que é uma experiência única e dinâmica para cada mulher. Além disso, a campanha é uma forma de demonstrar o compromisso da Câmara de Guaxupé com a promoção da saúde mental materna, e de convidar toda a população a se engajar nessa causa.

O projeto teve voto contrário do vereador Paulo Rogério Leite Ribeiro que explicou ser contra proposições dessa natureza.

Comentários