Na quinta-feira, 08 de abril, aconteceu o lançamento de mais uma edição do Parlamento Jovem Polo Sudoeste. A abertura foi realizada por videoconferência e teve participação de alunos de 15 cidades do Sul de Minas. Com o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, todas as fases do projeto vão acontecer online.

A edição de 2021 vai levar formação política e cidadã para mais de 250 jovens de cidades sul-mineiras. Devido ao alto número de participantes, o lançamento teve que ser feito em duas sessões. No primeiro encontro os alunos puderam conhecer e conversar com os coordenadores e professores que vão ministrar as oficinas nos próximos meses, e já participaram da primeira oficina com o tema “A importância da educação política”.

As oficinas de formação política, primeira fase do projeto, vão tratar de tópicos como a estrutura do Estado, composição dos Poderes Públicos e processo eleitoral brasileiro. Os estudantes vão poder tirar dúvidas e conhecer mais a fundo o funcionamento da Administração Pública. Nos meses seguintes, eles ainda vão se aprofundar no tema da edição e trabalhar em projetos de políticas públicas relativos a ele.